18/09/2014

Aprender a andar

Olá.
Tenho recebido muitos emails a perguntar como estou, como vai a minha recuperação, entre muitas outras coisas, e, por isso, resolvi escrever este post. Vai ser curto porque na realidade não há muitas novidades. A minha rotina continua a ser a mesma, fisioterapia, fisioterapia e fisioterapia, na clínica e em casa. A recuperação está a ser muito lenta. Os tratamentos e os protocolos de recuperação comuns não se aplicam a este caso, então tem de se tentar muitas coisas e ir vendo como corre à medida que o tempo vai passando e ir ajustando os tratamentos de acordo com os resultados que vamos obtendo. Um bocadinho tentativa e erro. Tem de ser. 



Já passei por várias fases, já voltei atrás algumas vezes, mas já consegui ganhar algum músculo, coisa que eu não tinha nada, estavam todos atrofiados, e para este tipo de recuperações ganhar músculo é fundamental. A minha rotula continua "teimosa", e a teima a dar-me dificuldades, mas está ligeiramente melhor. Continuo a andar de canadianas, mas neste momento estão a ensinar-me a andar novamente.



Aqui estou a tentar fazer o movimento correcto de um passo mesmo sem sair do sítio, enquanto estou a segurar-me ao espaldar. Tento muitas vezes, tenho esperança de um dia me surpreender e conseguir fazer perfeitinho :)

Vou tentar explicar de uma maneira muito simples o que é que isto significa. Quando ficamos muito tempo paradas, como eu fiquei, o nosso corpo, ou melhor, o nosso cérebro, deixa de saber mandar as ordens correctas para as pernas, o que faz com que se tenha de voltar a aprender a fazer o movimento e a usar os músculos correctos. Isto parece muito simples, não é?! Só pôr um pé à frente do outro, mas na realidade não é. Para darmos um passo em frente correctamente temos de dobrar a perna, depois esticarmos e pousarmos o calcanhar. Para fazermos este movimento activamos vários músculos que têm de existir e de estarem a funcionar em sintonia, têm de estar equilibrados e todos têm de ser activados e fazer o seu trabalho no momento certo, a nossa perna tem de estar direita (não torcer, nem rodar para lado nenhum, como a minha) e a nossa rotula tem se mexer correctamente, tem de deixar o movimento fluir. E é que está o meu problema...ela não me deixa fazer um movimento fluido, prende, ressalta, raspa e anda ali a fazer tudo menos aquilo que deve a malandra. Isto torna muito difícil um coisa tão simples como dar um passo em frente. 
É uma coisa que tomamos como garantida não é?! Andarmos, dobrarmos o joelho, levantarmos a perna, uma coisa tão básica que toda a gente faz sem sequer pensar, mas não é bem assim...não para mim, por enquanto. Mas já faltou mais :)

Enfim... e é isto. Estou um bocadinho melhor e estou a aprender a andar e a dobrar a perna novamente. 

Beijinhos,
Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...