Olá meninas.
Fui mais uma vez convidada a participar no programa "Querida Júlia" da SIC. Espero que gostem do post e do vídeo.
As adolescentes hoje em dia começam a maquilharem-se cada vez mais cedo e, na maioria das vezes, de uma maneira muito pouco correcta. Se é para fazer que o façam correctamente, sem exageros, sem andarem com os olhos muito pretos e borrados, sem camadas e camadas de base escura, mas sim de uma maneira suave que é adequada à idade. Foi sobre este tema que fui falar no programa, e é sobre ele o post de hoje.
Não fazem ideia da quantidade de perguntas que me fazem nos cursos e workshops de maquilhagem sobre qual é a maquilhagem correcta para adolescentes. Muitas dessas perguntas são feitas pelas próprias mães que querem ter uma noção do que é correcto e errado, de maneira a poderem ajudar as filhas. Para além disso, tenho cada vez mais mães e filhas a frequentarem juntas os workshops.
Ah, atenção, com este post não estou, de maneira nenhuma, a dizer que as adolescentes têm de se maquilhar, estou apenas a esclarecer as duvidas e a aconselhar qual a maneira mais correta.
Aconselhar maquilhagem para adolescentes é sempre um desafio, pois encontram-se em fase transitória entre menina e mulher. Nao se pode indicar só uma maquilhagem como sendo a correcta porque existem adolescentes que são muito novas mas já têm um corpo de mulher e outras que ainda têm corpo de menina, apesar de já não o serem.
A pele também é uma coisa que pode variar muito nas adolescentes. Existem algumas que mantêm uma pele perfeita, como as das crianças, e outras que, devido às hormonas, têm a pele oleosa, com pontos negros ou borbulhas.
Dicas e conselhos principais:
-É muito comum ver adolescentes com uma camada espessa de base. Para além de ficar feio dá um aspecto envelhecido. No caso de terem a pele com imperfeições, e quererem usar base, esta deve ser fluida para uniformizar o tom da pele e dar um aspecto natural. Nao é a base que vai tapar completamente as imperfeicoes, quando as pessoas tentam fazer isso acabam por ficar com uma camada espessa no rosto. A melhor maneira de disfarça-las é com um corrector.
Também podem optar por usar um BB cream em vez da base para uniformizar e hidratar a pele, sem a tapar, tal como fiz no vídeo.
-O corrector aplica-se em cima da zona a disfarçar e esbate-se, de maneira a fundir-se com a pele. No fim aplica-se so um pouco de pó para fixar tudo e controlar a oleosidade. A maioria das adolescentes pode usar simplesmente um corrector em cima das borbulhas e imperfeições que pretende disfarçar e nem usar base antes. Trata-se de disfarçar só onde é realmente necessário.
Existem varios tipos de correctores: existem uns que são 2 em 1, que para alem de taparem ainda ajudam a secar as borbulhas, os normais do tom da pele, e também existem uns verdes para anularem a vermelhidão da borbulha.
- o blush é um dos produtos que todas as adolescentes podem usar. Ficam com um aspecto jovem e ainda mais saudável.
-Nao devem usar maquilhagem muito pesada, nem aplicarem muita maquilhagem no rosto todo para tentarem parecer mais velhas. Nada de batons escuros e maquilhagem de olhos muito forte ao mesmo tempo. Isso pode deixa-las com um aspecto vulgar.
-As sombras vão depender da idade de cada uma. Nas mais novinhas ficam bem sombras só com algum brilho, em tons clarinhos como o champanhe, rosa, etc. As mais velhas já podem usar sombras mais escuras, mas cuidado com o preto, nada de exageros. Em vez do lápis preto e das sombras pretas podem usar antes castanhos, vai criar na mesmo o efeito de smoky eyes, que todas querem quando vão sair, mas não vai ficar muito pesado.
-Para as mais novinhas rimel transparente, só para pentear as pestanas e defini-las um pouco, e as mais velhas já podem usar castanho ou preto. Também podem utilizar o rimel transparente para pentear as sobrancelhas e manter os pêlos no sítio.
Para as adolescentes mais novas ou para as que estão a começar a usar maquilhagem:
Para as adolescentes mais novinhas o mais importante é nao abusar da maquilhagem. É importante que a maquilhagem seja usada de uma maneira muito suave, de modo a valorizar o rosto, mas sem tapar a pele, que nessa idade ainda mantém as mesmas características de criança.
Os produtos que eu aconselho são: um blush rosa em pó ou liquido (existem uns liquidos que servem de blush e baton ao mesmo tempo), um gloss, para os olhos um rimel transparente ou no máximo um castanho e só nas pestanas superiores. Se quiser usar sombra tem de ser uma muito discreta, que dê apenas um brilho.
Para as adolescentes mais velhas e que já costumam usar maquilhagem:
As adolescentes mais velhas cada vez mais querem usar, e abusar, da maquilhagem, principalmente à noite, mas é preciso ter cuidado para não acabarem com uma maquilhagem com um aspecto pesado e vulgar. Nestas idades já é comum o aparecimento de algumas imperfeições no rosto portanto disfarça-las e controlar a oleosidade da pele já é uma preocupação, mas o que todas querem mesmo saber é como fazer uma maquilhagem de olhos para saírem à noite.
Os produtos que eu aconselho são: um BB cream, um corrector para disfarçar imperfeições e as olheiras que ja começam a aparecer, pó para matificar e fixar, blush, lápis de olhos castanho em vez do preto, sombras para smoky eyes (2 tons aconselho o castanho escuro e bege), rimel preto ou castanho e um gloss.
Estas foram algumas dicas para as adolescentes no geral. Existem muitos mais conselhos e dicas sobre maquilhagem, mas, sem ver a pessoa, o estado da sua pele, entre muitas outras coisas, eu não posso aconselhar de uma maneira personalizada. Atenção, os cuidados diários que se deve ter com a pele são mais importantes do que a maquilhagem em si. Nao interessa só tapar a pele com maquilhagem, mas sim melhora-la. A maquilhagem é óptima para disfarçar imperfeições mas é preciso trata-las também.
Vejam aqui o vídeo onde eu dou algumas dicas e faço duas maquilhagens, de uma maneira muito rápida, no programa da SIC "Querida Júlia".
Foto com as meninas que participaram
Espero que tenham gostado.
Bjinhos
Ana